Saiu o Podcast com Ivan Sanchez
June 4th, 2007 by
Eduardo Fiorezi
Foi publicado o 7º Podcast, em uma conversa com Ivan Sanchez sobre SCRUM, Extreme Programming, certificações de metodologias ágeis, TDD, UML, BDD e sobre os Coding Dojos e outros assuntos em geral.
Gostaria de agradecer novamente a todos que enviaram perguntas.
Divirtam-se.
Posted in PodCast |

June 5th, 2007 at 2:24 am
Ja foi baixado.
Abraço!
June 5th, 2007 at 5:12 am
Eduardo, parabéns por mais esse ótimo podcast! Ivan, parabéns pela entrevista e pelo belo trabalho que vem desenvolvendo aí com o Coding Dojo Floripa. Gostei de tudo na entrevista, menos uma coisa. Algo que canso de escutar, mas não me canso de discordar. Foi dito que o Scrum complementa o XP, já que esse último é mais voltado para o lado técnico, enquanto Scrum traz também a parte gerencial. Isso não é verdade. O fato é que praticamente tudo de Scrum está contido dentro do XP, desde sempre. Há uma razão simples para isso. Na parte gerencial, o Kent Beck simplesmente “roubou” as práticas do Scrum quando criou o XP (http://www.infoq.com/presentations/The-Roots-of-Scrum). Ou seja, Scrum está contido no XP. Apontar as diferenças entre Scrum e as práticas mais gerenciais do XP, como o Jogo do Planejamento e a Reunião em pé é, na minha opinião, forçar a barra demais. Há uma única coisa em que eles realmente podem ser considerados um pouco diferentes. Scrum trabalha com iterações de um mês, enquanto XP tipicamente trabalha com iterações menores. Mas, convenhamos, é só isso! Todo o restante do Scrum já está naturalmente no XP. Só para ficar claro, meu objetivo aqui não é criticar o Scrum. Muitíssimo ao contrário. As práticas são excepcionais e nós as usamos o tempo todo enquanto estamos conduzindo projetos XP. Eu apenas gostaria que parássemos de vender essa idéia de que XP é apenas a parte técnica e Scrum é quem traz a parte gerencial. Como eu disse, isso me parece incorreto, embora seja repetido inúmeras vezes, por um monte de gente. XP já tem Scrum incorporado em sua essência. O que é excepcional. Então, que tal aceitarmos isso e simplesmente dizer: você já usa XP? Então, não se preocupe, você também já usa Scrum. ;-)
Grande abraço, Vinícius.
June 5th, 2007 at 5:49 am
Bem comentado Vinicius, talvez tenha ficado um pouco confuso mesmo no Podcast, mas seu comentário complementa tudo o que foi dito. Talvez eu tenha colocado que SCRUM faça a parte gerencial, XP faz maravilhosamente bem essa “parte gerencial” e ainda mostra “como fazer software”.
Fica aqui essa ressalva sobre essa observação.
Parabéns pelo Podcast também Vinicius, ja escutei e foi ótimo. Vou esperar pelos próximos.
June 5th, 2007 at 12:50 pm
Olá Vinícius. Eu também tenho esta visão que Scrum está incorporado em XP, tanto que não tentei apontar a diferença entre as práticas, e sim dizer que elas são a mesma coisa!
Também não disse que XP é APENAS técnico, mas sim que ele foca mais este aspecto do projeto. E isso é fácil de se verificar pegando suas prática e vendo quantas delas são gerenciais.
Ao meu ver existe diferença de foco entre XP e Scrum, e isto não se reflete apenas no tamanho da iteração. Por exemplo:
- O coach em XP é o responsável técnico do projeto (definição retirada do seu livro, inclusive). Já um Scrum Master não teria exatamente esta função.
- Em XP não se fala do uso de retrospectivas, que são uma das práticas mais interessantes de Scrum.
A experiência que tive através dos projetos XP que participei mostra que muita coisa de Scrum está ali, mas não tudo. Neste caso continuarei defendendo que Scrum complementa XP na parte gerencial.
Veja, não estou dizendo que um projeto XP é falho, só acredito que um projeto tem muito a ganhar se ambas as abordagens caminharem juntas.
O que você acha?
June 5th, 2007 at 4:34 pm
Oi, Ivan.
É verdade, você deixou claro que as práticas são basicamente as mesmas. Mas, continuo a discordar de você quando diz que o Scrum complementa o XP na parte gerencial.
Na minha opinião, o fato de XP ter várias práticas técnicas não é uma indicação de que ele foque mais nesse aspecto. Ele tem várias práticas técnicas porque, ao contrário do Scrum, não está focado apenas na parte de planejamento e gestão de projetos. XP é direcionado para desenvolvimento de software. Por essa razão, há também as práticas técnicas. Para ser honesto, na parte de planejamento e gestão, XP me parece ainda mais disciplinado que o Scrum, porque direciona explicitamente para o uso de cartões e iterações mais curtas, provendo feedback mais rápido. Portanto, acho correto afirmar que Scrum tenha um foco maior (ou melhor, exclusivo) em gerenciamento e planejamento. Porém, não acho correto afirmar que XP seja mais direcionado para o lado técnico.
Com relação às retrospectivas, concordo parcialmente. A primeira versão do XP realmente não falava de retrospectivas. Mas, na segunda versão o Kent Beck introduziu o princípio da Reflexão e a prática de Análise da Raiz do Problema. Isso é feito com retrospectivas. Meu livro de XP fala explicitamente de retrospectivas e ele foi publicado no início de 2004, bem antes de ser lançada a segunda versão do livro do Kent Beck. Todos os projetos XP que eu conheço usam retrospectivas, embora essa palavra não apareça explicitamente no livro do Kent Beck.
Concordo com você na questão do coach x Scrum Master. Eles têm um papel um pouco diferente, embora na prática a diferença seja quase inexistente. O Scrum Master tem um papel de, com a sua autoridade, ajudar a retirar obstáculos da equipe. O coach naturalmente faz isso também. Porém, como XP é direcionado para desenvolvimento de software, o coach também tende a ser uma pessoa tecnicamente bem qualificada e experiente. Ele tem esse papel adicional de ajudar a equipe a aprender sobre os valores, princípios e práticas do XP, bem como outros aspectos técnicos.
Ainda que existam diferenças mínimas como essa, acho pouco instrutivo passar a idéia de que Scrum complementa o XP na parte gerencial e de planejamento. Scrum está dentro do XP.
O que eu não queria é que as pessoas começassem a achar que precisam aprender Scrum para complementar alguma coisa que não tem no XP. Aprenda XP e você já vai aprender Scrum de quebra. Na minha opinião, é simples assim. Mas, talvez eu não esteja enxergando alguma coisa adicional.
Talvez a minha visão tenha a ver com o fato de que, desde o primeiro projeto XP que fiz, sempre usamos todas as práticas do Scrum, mas sempre consideramos que isso era mais do que básico no XP. Isso para nós sempre foi parte natural do XP. Qual a única diferença? Não usávamos e continuamos não usando os mesmos nomes. Mas, usamos as mesmas práticas.
Uma última concessão. Para ser justo, devo dizer que uma contribuição notável que Scrum tem é fazer as pessoas pensarem com mais cuidado na parte gerencial e de planejamento. Como ele só trata disso, quem aprende Scrum acaba compreendendo ainda melhor porque iterações e outras coisas são importantes. Então, me parece ótimo para reforçar certos valores e princípios que já existem no XP.
E aí Ivan, discordei demais? :-) O interessante é que estamos totalmente alinhados naquilo que importa: fazer a diferença para nossos clientes. Só discordamos nesses pequenos detalhes. ;-)
Grande abraço, Vinícius.
June 5th, 2007 at 7:21 pm
Eu acredito que você resumiu tudo aqui:
“O que eu não queria é que as pessoas começassem a achar que precisam aprender Scrum para complementar alguma coisa que não tem no XP. Aprenda XP e você já vai aprender Scrum de quebra. Na minha opinião, é simples assim.”
Concordo plenamente! Se eu fosse aconselhar alguém a aprender Scrum seria justamente para ampliar o conhecimento sobre gerenciamento de projeto. Mas com certeza o mínimo que é preciso saber já é abordado no XP.
Não acho que você discordou demais, não! Aliás, depois de trabalhar com desenvolvimento ágil a gente aprende que qualquer feedback é sempre bem-vindo ;) E realmente, estes pequenos detalhes perdem um pouco importância quando conseguimos mostrar como desenvolvimento ágil é na prática…
Obrigado pelos comentários!
Abraço!
June 5th, 2007 at 8:35 pm
Apenas para complementar a discussão entre as diferenças de SCRUM e XP, um post que que aponta algumas outras diferenças não citadas acima: http://blog.mountaingoatsoftware.com/?p=8
Embora eu discorde de alguns pontos que o autor coloca como sendo verdades.
E parabéns Eduardo e Ivan, ótimo o podcast!
June 5th, 2007 at 11:32 pm
Antes de mais nada parabéns aos dois pelo podcast.
Estava ansioso para escutar esse podcast pois adoro a iniciativa do dojo do Ivan e adoraria participar e quem sabe fazer algo semelhante aqui pelo Rio.
Como tudo que é bom, ficou um gostinho de quero mais sobre dojo mas quem sabe não fica para uma participação presencial no futuro ?
Um abraço
June 12th, 2007 at 7:49 pm
Entrando na conversa entre o Vinícius e o Ivan, e sem convite :), mas vamos lá.
Bom, como o próprio Vinícius comentou, praticamente todas as práticas gerenciais do XP foram “roubadas” do Scrum. Ok? Isso é fato…mas dizer que Scrum está “embutido” no XP, ou sugerir que uma pessoa que esteja iniciando em agile estude XP, pois assim aprenderá também Scrum: Na minha opinião é um grande erro!
Na minha opinião - e as próprias disciplinas gerais de engenharia nos remetem a isso - é muito interessante que você tenha práticas de gerenciamento e engenharia SEPARADAS. Scrum, é uma framework de gerenciamento…e foca nisso, talvez por esse motivo seja a abordagem ágil que tenha maior aceitação nas grandes companhias (os números dizem). Assim como Scrum é uma framework de gerenciamento, temos também a APM do Highsmith., para não citar outras. E se eu quiser APM com XP? Ou melhor, e se na minha empresa eu estiver disposto a implementar ágil na engenharia de meus processos de software, mas manter algumas práticas caseiras para o gerenciamento? Vou ter que dizer: XP é engenharia e gerência…só garantimos o sucesso se utilizar o pacote inteiro! Sabemos que no mundo corporativo a coisa não é bem assim…todos os modelos de maturidade (e vamos deixar a discussão sobre eles para uma outra hora) iniciam o processo de mudança pelas práticas de gerenciamento e só DEPOIS começam a partir para outras práticas. Acho que é muito importante para o crescimento de agile nas empresas termos práticas bem definidas para gerenciamento e engenharia, até para podermos fazer mix necessários de acordo com a cultura de cada uma delas…tenho projetos com FDD na engenharia e Scrum no gerenciamento e funciona bem…temos relatos mundo à fora de gente que usa Scrum com Iconix, Scrum com metodologia própria de engenharia….e por aí vai. Acho isso muito importante, já que engenharia e gerenciamento são realmente coisas diferentes (e sim, complementares).
O que me pergunto às vezes é: Se muitos dizem que Scrum está dentro de XP…então por que o pessoal de XP não se pronunciou: “Ok amigos, Scrum é uma abordagem legal para gerenciamento ágil de projetos e pode ser utilizada muito bem EM CONJUNTO com o XP se esta for a sua opção para gerenciamento”…Por que a necessidade de INCLUÍ-LA no XP com uma sutil mudança de nome?
Abraços.
December 23rd, 2008 at 2:03 am
[…] http://tudoquequerosaber.com/?p=30 […]